Quando foi a última vez que você fez uma coisa pela primeira vez?
Por Luiz Alberto Machado
É na nossa mais tenra infância que, utilizando uma combinação de espontaneidade, ingenuidade e curiosidade, descobrimos e aprendemos muitas coisas, sendo que algumas delas nos acompanharão por toda a vida, ajudando-nos a resolver problemas e superar desafios.
Lamentavelmente, esse trio – espontaneidade, ingenuidade e curiosidade – vai perdendo força à medida que nós vamos crescendo e passamos a receber uma série de limites e restrições que nos são impostos, primeiro em casa e na escola, e, mais tarde, nos demais ambientes que costumamos freqüentar.
Bob Pike, um dos mais fantásticos especialistas em aprendizagem acelerada, costuma abrir suas apresentações com as “leis de Pike”. Delas (cinco no total), duas aplicam-se como uma luva ao tema deste artigo. A primeira é que “adultos são crianças com corpos grandes”, o que significa que o cérebro do adulto está sujeito, em grande parte, aos mesmos estímulos dos cérebros das crianças. Por que então não deixar que esses cérebros “viajem”, exatamente como “viajam” os cérebros das crianças?
A segunda lei de Pike diz que “a aprendizagem é diretamente proporcional à quantidade de alegria e divertimento que você sente”. Se o jardim de infância foi o último momento de que você se recorda de ter ido para a escola satisfeito e entusiasmado, alguma coisa deve estar errada no sistema formal de ensino, uma vez que a maior parte das pessoas vai à escola emburrada e chateada, encarando-a como uma obrigação e um pesado fardo a carregar, num clima completamente diferente daquele clima de magia do jardim de infância, marcado pelas brincadeiras, pelos jogos, pelas salas coloridas e cheias de desenhos, e também pelo esforço das professoras em estimular a criatividade, a curiosidade e a sociabilidade.
Pois bem. As restrições e limites a que me referi aparecem muitas vezes traduzidos na palavra “não”, que, de acordo com estudos bastante respeitáveis, é a palavra que ouvimos com mais freqüência numa determinada fase de nossa vida. Essa sucessão de “nãos” é indicada por Floriano Serra, um executivo do setor farmacêutico que foi pioneiro, entre nós brasileiros, a enveredar pelos caminhos da criatividade, como um dos motivos pelos quais a maior parte das pessoas tem enorme dificuldade para explorar seu potencial criativo.
Em seu livro “E por que não?” , ele afirma que existem seis “pês” bloqueadores, responsáveis pelo aparecimento de nossos valores, crenças, preconceitos, paradigmas e percepções, que, por sua vez, funcionam como verdadeiros filtros, a partir dos quais enxergamos o mundo. A palavra que ele utiliza para se referir ao efeito bloqueador dos freqüentes “nãos” é proibições e os outros cinco “pês” bloqueadores são pais, professores, patrões, preguiça e perfeição, entendida esta última como a busca obsessiva da perfeição, que se transforma em obstáculo para inúmeras pessoas que não fazem quase nada por acharem que sempre falta alguma coisa. Trata-se do famoso “em busca do ótimo, não se faz o bom”.
Seguramente você é capaz de adicionar outros “pês” bloqueadores a essa lista, não é mesmo?
Os filtros apontados por Floriano Serra fazem com que pensemos sempre da mesma forma, naquilo que Frank Prince denomina de “pensar dentro da caixa”, ou seja, de forma sempre igual, numa rotina que não contribui em nada para a criatividade, o empreendedorismo e a inovação.
Há uma pergunta, que costumo fazer aos participantes de meus cursos e seminários que os deixa, quase que invariavelmente, numa situação constrangedora, dada a dificuldade que encontram para respondê-la. É a seguinte: “Quando foi a última vez que você fez uma coisa pela primeira vez?”
Resgatar a criança interior será fundamental para romper com esse círculo vicioso que caracteriza o dia-a-dia de muitos de nós, ajudando-nos a “pensar fora da caixa” e, em conseqüência, a termos mais estímulos para criarmos, empreendermos e inovarmos.
Como fazê-lo?
Que tal começar por fazer um inventário de coisas que fazíamos com enorme alegria e entusiasmo em nossa infância e que deixamos de fazer por conta dos nossos “pês” bloqueadores e de tantos outros bloqueios que fomos adquirindo – pelas mais diferentes razões – ao longo de nossas vidas?
Está feito o convite!
"A criança que fui chora na estrada."
ResponderExcluir(Fernando Pessoa)
"A criança que fui chora na estrada.
Deixei-a ali quando vim ser quem sou;
Mas hoje, vendo que o que sou é nada,
Quero ir buscar quem fui onde ficou."
Olá minha criança!Vim buscar quem fui, onde ficou. Que bom te reencontrar, pois sei que um dia deixei-te na estrada para ser quem sou. Voltei agora para te buscar. Perdoe-me por te abandonar. Enquanto choravas, eu dormia o sono das conquistas passageiras.
Agora estou desperto, vim te buscar.
Não te assustes comigo. Eu não te deixei porque desejava. Não soube como fazer.
Agora retorno a te buscar. Te aceito como és, incondicionalmente. Tu não és má porque tem imperfeições. Tu apenas tens imperfeições. Depois de tanto tempo, descobri que não sou capaz de viver sem teu poder.
Quero brincar, pular e ser feliz. Vem ajuda com tua bondade. Ajuda-me com tua criatividade e espontaneidade.
Ah! minha criança de luz, como te amo! Como quero te amar! Que vontade de sentir a tua espontaneidade, tua riqueza.
...........
Apresenta tua criança ao teu mundo exterior!
Vamos saudar tua criança. ..... O menino corre para ti e te abraça emocionado, feliz.
Ele reconhece o teu amor.
"Eu sou pureza! Eu sou luz! Há pureza em meu coração! A vida está presente em mim!"
"Uma voz altissonante desce do alto: "Digo-vos, em verdade, que, se não vos converterdes e tornardes quais crianças, não entrareis no reino dos céus."(ESE cap. VII- item 3)
"Mas hoje, vendo que o que sou é nada,
Quero ir buscar quem fui onde ficou."
"Eu sou confiança! Eu sou pura energia, vitalidade! Meu corpo é abençoado com a energia das células infantis. Minha mente relaxa, meu ser expande-se em glória e sabedoria.
Louvemos na oração a benção desse momento de reencontro."
Hoje adultos, ( do latim,adulterare) necessitamos de fazer renascer a criança que deixamos no tempo... Resgatar os sentimentos esquecidos.
Resgatar aquele estado natural de pureza que as vivências no egoísmo soterraram sob os escombros dos desatinos morais.
A parcela psíquica de pureza adormecida que trazemos na alma solicita tratamento para manifestsr-se em sensações de bem-estar, desprendimento e amor.
Imperioso resgatar essa luz das emoções nobres. São instintos e sabedoria que dormitam na sombra interior.
Capítulo 16 do livro "Escutando os sentimentos", Cuidando da criança interior.
E. Dufaux
Ler, pensar, refletir sobre o que estamos fazendo de nossas vidas, como estamos cuidando de nós mesmos, deixar vir à tona a criança maravilhosa que fomos um dia e enxergar este mundo com os olhos amorosos, curiosos, espontâneos da criança que um dia deixamos na estrada... Ainda dá tempo!
Bom final de domingo aos queridos amigos deste blog, beijos da Deuna