quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O corpo tem suas razões

Este é o título de um dos livros mais importantes que eu já li. Ele facilitou o acesso à memória do meu corpo: emotiva, celular, muscular e perceber minhas emoções tomando forma, se corporificando. Me fez reconhecer minha singularidade corporal e respeitar meus limites.Também me ajudou a entender a unidade entre corpo, mente e emoções.
Quero colocar aqui um trechinho dele e despertar a curiosidade e o desejo dessa leitura tão importante.

Você conhece o seu corpo?
Conhece-o realmente ?
Sabe que seu corpo é inteligente?
Sabe que ele tem memória?
Sabe que ele é maleável?
Para muitos de nós, o corpo é apenas um tronco com quatro membros, no máximo quatro apêndices, ligados, não se sabe muito como. Nós não temos consciência plena de nosso corpo e ignoramos totalmente como o movimentamos. Adquirimos desde cedo um repertório mínimo de gestos aos quais não pensamos mais. Durante toda nossa vida, repetimos alguns movimentos sem nunca questioná-los, sem compreender que eles só representam uma pequenina amostra de nossas possibilidades.
Não sentimos as relações que existem entre as diferentes partes de nosso corpo. Quanto à relação que existe entre a cabeça e o corpo, há muitas vezes ruptura total.
A cabeça pensa e o corpo, esta máquina de peças, obedece tanto quanto pode. Mas, nosso corpo não se opõe a nossa inteligência, a nossos sentimentos, a nossa alma.
Ele os inclui e os abriga.
Entrar em contato com seu corpo, é ter acesso a todo seu ser. 

"O CORPO TEM SUAS RAZÕES"
Thérese Bertherat
Editora Martins Fontes

3 comentários:

  1. Gostei do trecho do livro "O corpo tem suas razões. De fato, somos um ser integrado: corpo, mente e espírito. Acredito que o corpo é reflexo da mente, e a consciência corporal nos faz sentir mais "vivos" e participantes ativos da vida com maior lucidez.
    Marlene

    ResponderExcluir
  2. Acabei de ler este livro fantástico nesta última segunda-feira e aprendi que o nosso corpo "esse desconhecido" encerra a nossa história, o nosso passado e que aprender a conhecê-lo significa nos libertarmos de tudo aquilo que carregamos tão dificultosamente nas fibras musculares, nas posturas enrijecidas e deformadas pelas reações às pressões sociais, familiares, morais que não soubemos administrar.
    Aprendi também que toda mudança é possível a partir da vontade firme e da conscientização do que somos e de como poderemos ser.
    É um livro maravilhoso que nos ensina o caminho da libertação física, emocional e espiritual.
    Deuna

    ResponderExcluir
  3. A transformação através do corpo

    Por que a mioria das religiões condena ou renega o corpo? A nossa impressão é de que as pessoas interessadas em uma busca espiritual sempre olharam o corpo como um obstáculo ou mesmo um pecado.

    Os seres humanos são bastante semelhantes aos animais no que se refere ao funcionamento do corpo. Têm as mesmas funções corporais básicas: respirar, comer, beber, defecar, dormir, sentir prazer e dor, ter um impulso de buscar um parceiro e procriar e, é claro nascer e morrer.
    Qdo ouvimos: "não se iluda, vc não passa de um animal", nós nos assutamos, e numa reação de defesa procuramos negar a nossa natureza animal.
    Vergonha, tabus em certas partes e funções do corpo, especificamente qto à sexualidade nos levam a essa atitude de negação.
    Os humanos se dissociaram de seus corpos e essa separação ficou mais acentuada qdo as religiões surgiram. Algumas pessoas inflingiram até o sofrimento físico aos seus corpos com jejuns e outras práticas ascéticas com a finalidade de escapar do corpo e buscaram experiências extracorpóreas.

    Conta-se que até Buda praticou a negação do corpo através de jejum e práticas extremadas de ascetismo durante seis anos, mas ele só atingiu a iluminação depois que abandonou essa idéia.

    A tranformação acontece "através do corpo", e não distanciada dele. Dos antigos ensinamentos relativos ao corpo, somente sobrevivem fragmentos, como as palavras de Jesus "todo o seu corpo será preenchido pela luz", ou mitos, tal como a crença de que Jesus jamais abandonou seu corpo, mantendo-se unido a ele e com ele tendo subido ao "paraíso".
    Prevalece em todas as partes do mundo a negação do corpo e a tentativa de escapar dele.
    Isso tem impedido que inúmeras pessoas alcancem a realização espiritual e encontrem o que procuram.

    "Não lute contra o seu corpo, porque ao fazer isso, vc está lutando contra a sua realidade. Vc é o seu corpo".

    Sabemos que esse corpo que tocamos é um delicado véu de ilusão. Aquilo que percebemos como uma estrutura compacta chamada corpo, que é sujeito às doenças, ao envelhecimento e à morte, não é real, não é vc. É uma percepção errada da nossa realidade essencial, que está além do nascimento e da morte, cuja causa está nas limitações da nossa mente. A mente, tendo perdido o contato com o Ser, cria o corpo como uma prova da sua crença ilusória de separação para justificar o seu estado de medo.
    "Mas, não despreze o corpo, porque é no interior desse símbolo de não permanência, limitação e morte que está contido o esplendor da nossa realidade essecial e imortal".
    Debaixo dele encontra-se o seu corpo interior invisível, a porta de entrada para o Ser, para a Vida Não Manifesta.
    Qto mais concentrarmos a atenção no corpo interior, mais nos fixamos no "Agora". Não nos perdemos no mundo exterior, nem na mente. Pensamentos, emoções, medos e desejos podem até estar presentes, mas não vão mais nos dominar.
    A habilidade de perceber o corpo interior vai gerar um modo de vida novo, em estado de conexão permanente com o Ser e trazer uma profundidade à nossa vida que jamais imaginamos.
    "Nada do que aconteça fora pode nos abalar".

    "Enquanto mantivermos um contato consciente com o nosso corpo interior, somos como as árvores que estão enraizadas bem fundo na terra, ou como edifício com fundações sólidas e profundas".

    Textos inteligentes como este nos auxiliam a compreender melhor essa fantástica viagem que é a nossa vida aqui na Terra e assim aprendemos a valorizar mais e melhor todos os instrumentos divinos que nos foram dados por Deus, na Sua imensa Bondade , Sabedoria e Misericórdia.
    Aqui fica o meu "mto obrigada" a Eckhart Tolle por todos os esclarecimentos que ele nos passa através de seu livro: "O poder do Agora"
    Um bom final de semana a todos os amigos do studio Koboltz
    Bjos,
    Deuna

    ResponderExcluir

- NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR SEU NOME APÓS O COMENTÁRIO.