Comentei outro dia com algumas alunas do curso de Dança Integrativa, se elas sabiam a diferença entre sentimento e emoção...se havia de fato diferença...se elas conseguiam perceber, sentir, etc.
Nas aulas seguintes caiu uma chuva de informações, de experiências e percepções. Achei incrível as manifestações e o interesse pelo assunto.
Falamos de muitos aspectos e conceitos. Tentamos separar, deixar claro o que era um e outro e em que momento se manifestavam em nossas vidas. Falamos de amor/paixão, raiva/ódio, alegria/euforia, medo/pânico. Falamos de ilusões, expectativas, esperanças, discernimento, capacidade de julgamento e dos sentimentos que nos fazem crescer, evoluir, transformar...
Sei que algumas pessoas se expressam melhor escrevendo que falando (este não é o meu caso).Por isso está aberto o espaço para falar o que não foi dito, para elaborar, para viajar...escrever o que quiser sobre o assunto!
Emoções e sentimentos
ResponderExcluirAlgumas pessoas são extremamente emocionais, não usam a razão e não aprenderam a controlar seus impulsos e por isso vivem num turbilhão confuso e desgastante.
A mídia transmite diariamente notícias deste teor onde percebemos o processo de deterioração da ética, do respeito ao próximo, da educação e tudo isso é proveniente das emoções desenfreadas.
"Em psicologia, emoção é a reação intensa e breve do organismo a uma situação inesperada a qual se acompanha de um estado afetivo de conotação penosa ou agradável."
"Sentimentos expressam a capacidade que o ser humano tem de conhecer, compreender, sentir e compartir as emoções que o vitalizam nas suas diversas existências. Inseridos no sistema nervoso central respondem pela afetividade e pelo comportamento nutridos por moléculas específicas que são produzidas pelos neurônios cerebrais, tipificando os diferentes biótipos humanos através das suas emoções. Quando ainda se mesclam os instintos em predominância na natureza humana, destacam-se o tormento egotista, a necessidade de dominação, os impulsos próprios do primarismo e temos então o ódio, a vingança, a ira, a cólera, o ciúme, a inveja, o ressentimento - esse é o grau do ser sem comando da razão." (Os poderes da mente - Sueli Caldas Schubert)
"Em sua origem o homem só tem instintos, quando mais avançado e corrompido só tem sensações, quando instruído e depurado tem sentimentos. (ESE)
Concluindo temos que sentimentos são os instintos já aprimorados de acordo com o progresso realizado.
"O ser humano caminha do instinto para as sensações e destas para os sentimentos.
"E o ponto delicado do sentimento é o amor, esse sol interior que condensa e reúne em seu ardente foco todas as aspirações e todas as revelações sobre-humanas." (Lázaro - ESE)
Emoção, portanto é o conjunto de reações fisológicas e psicológicas aos estímulos internos (pensamentos, recordações) ou externas (acontecimentos).
Sentimento é privado, só nosso - intenso quanto à duração. O sentimento acontece após a emoção. Enquanto as emoções são inconscientes os sentimentos são conscientes.
Este é um assunto que me interessa sobremaneira, pois faz parte da minha busca pelo auto-conhecimento e por isso procurei nas fontes que tenho, foi muito útil e gratificante.
É sempre bom, oportuno levantar esses questionamentos, pois só nos acrescenta conhecimento. Obrigada, Deuna
Nossa! quanta coisa interessante no mesmo lugar! Isso só me alegra... não sou médica...nem terapêuta, mas passo a maior parte do tempo independente do q esteja fazendo... observando como é vasto o universo de cada ser! Passei a maior prte da minha vida fazendo terapias q não me levaram a lugar nenhum... achei o caminho para dentro de mim, quando parei de culpar o mundo por meus problemas. =) Então adeus aos tricíclicos.
ResponderExcluirSou apaixonada por dança, por música e artes... e pude ter muitas experiências fabulosas e pessoais com o simples fato de estar mais atenta a tudo q partia de mim... e o que eu absorvia de bom e ruim...afinal, q ação q não tem sua reação?!! Nenhuma, pois até o nada nos causa alguma coisa!
Sou cozinheira atualmente, mas estou sem trabalhar por uma hérnia de disco q estou tratando. Fiquei desmotivada mas me observo de tantos angulos para ver até q ponto tenho razão em estar de tal modo... Complexo, mas aprendi a fazer essa análize pessoal para identificar o q é, e de onde vem o q sinto... de uma forma q não desencadeie outros problemas somatizados.
Mas caí aqui de gaiato! rsrs achei interessante o tema do blog... no orkut de um amigo querido.
Não sei agora se falei, falei e não falei nada... mas bom poder dizer q vale a pena falar sempre sobre o q sentimos, principalmente quando não vemos uma solução no momento... pode ser q ouvindo um outro alguém vemos q todos tem problemas! Uns são maiores... outros menores do q parecem, mas se buscarmos da maneira certa resolvemos e trabalhamos uma paciência q hj a humanidade desconhece!
Grande abraço ao idealizador dessa idéia toda... e a todos q participam e sentem diferença em seu viver atravéz de meios alternativos....... =D
Beatriz Gaetano.
Olá Beatriz, seja bem-vinda!!!
ResponderExcluirÉ tão bom a gente poder trocar idéias, pensamentos, opiniões...Falar, ouvir, calar, refletir...E no silêncio de nossa mente - geralmente frenética, ansiosa e confusa - encontrar com aquela pessoa incrível, cheia de sonhos e boa vontade...Aquela pessoa que não está completamente pronta(e talvez nunca esteja),que tem um montão de defeitos, que tem medos e que fica disfarçando...Que tem pensamentos inadequados(pra quem???), que tem pensamentos impublicáveis...E sabe que a maldade, a inveja, a indiferença também residem em sua jaula interna (que às vezes por descuido elas escapam e aparecem)...Mas que essa pessoa merece todo o carinho, todo o amor e respeito...merece o investimento na transformação, na renovação...afinal ela é só uma pessoa... afinal ela é você!
=)
Esse tema sobre sentimentos e emoções é mto atraente para mim uma vez que somos movidos por emoções a todo momento e ontem tive a feliz oportunidade de assitir um lindo filme coreano "Poesia", baseado numa história real. Sensibilidade, delicadeza e a constatação da "nossa humanidade", seres com acertos e equívocos surgem a todo momento nos emocionando e por isso mesmo tocando "fundo" nossa alma. A busca pela poesia, a emoção traduzida em palavras nos levando a reflexões profundas sobre nós mesmos e sobre o sentido da vida faz deste filme singelo um convite à reflexão à interiorização, ao conhecimento de nós mesmos.
ResponderExcluirObrigada por este espaço onde posso externar meus sentimentos e partilhar com todos os amigos queridos.
Bjo, Deuna