Contribuição da aluna Deuna pra todos nós:
"Conta-se que um homem rico veio certa vez ao "maguid" de Koznitz.
"O que você costuma comer"? perguntou o maguid.
"Sou bastante modesto em minhas demandas", disse o homem rico. "Pão, sal e água é tudo de que necessito."
" O que você pensa que está fazendo?" o rabino reagiu em reprovação. "Deve comer carne, beber vinho como uma pessoa rica."
Mais tarde seus discípulos questionaram a reação do mestre, e este explicou:
"Até que ele coma carne e beba vinho, não vai compreender que o homem pobre precisa de pão. Enquanto ele se alimentar de pão, vai achar que o pobre pode alimentar-se de pedras."
Aquele que não faz uso de todo potencial de sua vida, de alguma maneira diminui o potencial de todos os demais.
Se fôssemos todos mais corajosos e temêssemos menos a possibilidade de sermos perversos, este seria um mundo de menos interdições desnecessárias e de melhor qualidade.
Toda interdição desnecessária é uma limitação e como tal diminui as chances de sobrevivência de uma espécie.
A alma é fundamental no processo evolucionário, na tarefa de desfazer-se dessas interdições, assim como a reprodução e as demandas por obediência o são.
No que tange à capacidade de melhor adaptação ao mundo, a alma é o grande instrumento do ser humano. A alma encontra novos objetivos para a vida e, ao fazê-lo, fortalece indivíduos e a espécie, aumentando suas chances de sobrevivência." (N.Bonder)
Refletindo: a qualidade de vida coletiva é prejudicada cada vez que um indivíduo não exerce todo seu potencial. Por que? Porque nós só admitimos para os outros aquilo que já possuímos e conhecemos, pois temos dificuldade para reconhecer que os "outros" têm seus direitos, independentemente do que escolhemos para nós mesmos.
Viver, aprender, expandir horizontes em todas as direções e ter um olhar de benevolência e aceitação é ainda o nosso grande desafio.
Bom final de semana a todos!
Bjo, Deuna
Reflexão:
ResponderExcluirHoje é domingo e nesta tarde cinzenta tenho em minhas mãos um livro fantástico que fala sobre a comunicação entre as pessoas.
Comunicar-nos, colocar em palavras o que desejamos, o que sentimos, o que avaliamos e quanta riqueza surge em nossa comunicação diária. A comunicação nos liberta do individualismo nos auxiliando na individuação, que é quando reflexivos nos perguntamos o que convém ou não. E é aí que entra um fator muito importante, pois as respostas vêm do coração.
Somos por natureza pessoas que gostam de dar e de receber, mas nem sempre somos adequados nessas trocas e M.B. Rosenberg autor do livro, do qual falei acima expressa o seu pensamento: "O que eu quero em minha vida é compaixão, um fluxo entre mim mesmo e os outros com base numa entrega mútua, do fundo do coração."
Em suas páginas iniciais leio um belo poema sobre as palavras que usamos e sobre a maneira como as usamos:
"Palavras são janelas (ou são paredes)"
Ruth Bebermeyer
"Sinto-me tão condenado por suas palavras.
Tão julgada e dispensada.
Antes de ir, preciso saber:
Foi isso que você quis dizer?
Antes que eu me levante em minha defesa,
Antes que eu fale com mágoa ou medo.
Antes que eu erga aquela muralha de palavras,
Responda-me: eu realmente ouvi isso?
Palavras são janelas ou paredes.
Elas nos condenam ou nos libertam.
Quando eu falar e quando eu ouvir,
Há coisas que preciso dizer,
Coisas que significam muito para mim.
Se minhas palavras não forem claras,
Você me ajuda a me libertar?
Se pareci menosprezar você,
Se você sentiu que não me importei,
Tente escutar por entre as minhas palavras
Os sentimentos que compartilhamos."
A "habilidade de linguagem e comunicação" fortalecem a capacidade de continuarmos humanos, mesmo em condições nem sempre muito favoráveis. O objetivo é nos lembrar do que já sabemos - de como nós humanos deveríamos nos relacionar uns com os outros - e nos ajudar a viver de modo que se manifeste concretamente esse conhecimento.
Uma tarde de domingo que eu estou aproveitando para refletir e através deste meio de "comunicação" desejo a todos os meus queridos amigos deste blog um início maravilhoso de semana.
Bjo, Deuna
Primeiro templo da self-Realization Fellowship, Encinitas, California, 6 de março de 1938
ResponderExcluirOs cataclismos que subitamente ocorrem no seio da natureza, provocando devastações e danos em massa, não são "obras de Deus". Essas catástrofes resultam dos pensamentos e ações do homem.
Onde quer que o equilíbrio vibratório do mundo entre o bem e o mal seja perturbado por um acúmulo de vibrações nocivas, resultantes de pensamentos e procedimentos errôneos do homem, veremos destruições cmo as que experimentamos recentemente. (Aqui ele fazia referência a enchentes locais após chuvas violentas).
O mundo continuará a ter guerras e calamidades naturais até que todos os povos corrijam seus erros de pensamento e de comportamento.
As guerras ocorrem não por uma ação divina fatal, mas pela disseminação do egoísmo material. Elimine-se o egoísmo -individual, industrial, político e nacional - e não haverá mais guerras.
Quando a materialidade predomina na consciência dos homens há uma emissão de raios negativos sutis; seu poder cumulativo perturba o equilíbrio elétrico da natureza, e então ocorrem terremotos, enchentes e outros desastres. Deus não é responsável por eles!
"O homem tem de controlar seus pensamentos antes de poder controlar a natureza."
................................................
A felicidade verdadeira pode enfrentar o desafio de todas as experiências externas. Quando você puder suportar as crucificações das ofensas alheias e, ainda assim devolver amor e perdão, e quando puder manter intacta a divina paz interior, apesar de todos os golpes dolorosos das circunstâncias, então conhecerá a felicidade.
"A felicidade só surge do viver correto. Seja feliz aqui e também será feliz no além. A morte não é uma fuga. Você deve ser bom agora, se quiser o céu no futuro. Segundo a lei de causa e efeito, depois da morte você é exatamente igual ao que era antes. Por isso, aproveite o sol da oportunidade e acumule sabedoria."
Vejamos bem a data desta palestra de Paramahansa Yogananda 6 de março de 1938.
Ela é perfeita para os nossos dias de hoje, março de 2011, incrível não acham?
Eu quero aqui compartilhar com todos vocês amigos do studio Koboltz essa reflexão sobre esse momento tão importante da Terra, nossa casa planetária tão necessitada do nosso amor, do nosso cuidado e das nossas orações!
O livro é: A eterna busca do homem
(Como perceber Deus na vida diária)
Boa noite, bjo,
Deuna
Gostei!! De fato é complicado entender o outro, colocar-se no lugar dele, perceber com que olhos ele observa aquilo que vc diz e o que oferece como amor. Difícil também saber se estão nos compreendendo exatamente como a gqnte gostaria... Tem um texto que gosto muito que acredito que seria bom compartilhar. Lá vai:
ResponderExcluir"Todos os nossos pensamentos e atitudes são como uma encomenda anônima que a gente faz pro destino. Inconscientemente, queremos que nossas ações desencadeiem uma série de acontecimentos cujo roteiro já foi definido na nossa cabeça. Antes dos 10 anos a gente aprende: não é assim.
A gente costuma achar que o mundo inteiro pensa da mesma forma que a gente. A gente costuma achar que somos amados pelos mesmos motivos pelos quais amamos. Mas se as rosas que eu jogo ao vento te ferem como flechas, de quem é a culpa? Minha que não é.
Por essas e outras é que as pessoas vivem doentes, na incessante busca pelos 100% de satisfação. A gente apelida essa utopia de ‘amor perfeito’, de ‘amor de verdade’ e de inúmeras coisas, como se o amor – puro e simples – não fosse o bastante. E o amor – simples, sem adereços – já é tão complexo, tão raro, que muitos que conheço já se aproximam dos 30 sem saber o que é.
A gente ama e, inconscientemente, encomenda um amor igual. O que nos bate a porta não é menor, não é pior, é diferente. É o amor que um outro alguém construiu, esperando receber em troca um espelho do que sentia."
Lucas Silveira
Espero que gostem!! Beijos, Ligia
Para refletir:
ResponderExcluir"É mesmo?
O mestre zen Hakuin morava numa cidade no interior do Japão. Era estimado e respeitado, era procurado por muitas pessoas que buscavam orientação espiritual. Então aconteceu que a filha adolescente do seu vizinho apareceu grávida. Qdo os pais da moça, tomados de ira e revolta, a interrogaram sobre a identidade do pai da criança, ela acabou dizendo que era Hakuin.
Transtornados de raiva, eles foram correndo até o mestre zen e, entre gritos e acusações, contaram-lhe que a filha havia confessado que ele a engravidara.
Tudo o que ele disse foi:
_É mesmo?
As notícias sobre o escândalo espalharam-se por toda a cidade e fora dela. O mestre perdeu a sua reputação. As pessoas deixaram de procurá-lo. Ele não se importou com isso também. Qdo a criança nasceu, os avós a levaram para Hakuin.
_Vc é o pai, então cuide dela.
O mestre cuidou do bebê com o maior carinho.
Um ano depois, a mãe, consumida pelo remorso, confessou aos pais que o verdaeiro pai da criança era o rapaz que trabalhava no açougue. Profundamente constrangidos, eles foram procurar Hakuin para se desculpar e pedir perdão.
_Sentimos muito. Viemos buscar o bebê. Nossa filha confesou que vc não é o pai dele.
_È mesmo? - o mestre se limitou a dizer enquanto lhes entregava a criança.
Hakuin responde à falsidade e à verdade, à boa e à má notícia, exatamente da mesma maneira:
"É mesmo? Ele permite que a forma do momento, positiva ou negativa, seja como ela é e, assim, não se torna um participante do drama humano. Para Hakuin, existe apenas o momento, que sempre é como é. Os acontecimentos não são personalizados. Ele não é vítima de ninguém. Dessa maneira, alcança tal unidade com o que acontece que os eventos deixam de ter poder sobre ele.
Somente qdo resisitimos ao que ocorre é que ficamos à mêrce dos acontecimentos e o mundo determina a nossa "felicidade ou infelicidade."
Voltando os olhos para nós mesmos imaginamos como o nosso "ego" teria reagido durante os vários estágios desse acontecimento.
(Um novo mundo - o despertar de uma nova consciência - E. Tolle)
Qdo conseguimos estar alinhados" ao que acontece significa estarmos numa relação de "não-resistência" interna com o que nos acontece. Essa atitude nos ajuda a não sofrermos mentalmente e a não classificarmos como boa ou má, e sim deixá-la ser como ela é.
É fácil? Não, mas aos poucos vamos aprendendo a dar o devido valor ao que nos acontece e escolher que espécie de relacionamento estamos travando com o momento presente.
Boa reflexão para todos nós!
Deuna
Gostei muito Lígia!
ResponderExcluirÉ sempre um presente ler textos iguais a esse que nos ajudam a refletir e aprender a ter um novo olhar sobre as nossas relações humanas.
Obrigada minha querida, bjo
Deuna
Estou voltando...
ResponderExcluirDomingo, 12,30 horas, voltei de viagem há três dias e preguiçosamente, na cama, estou me permitindo ler o jornal e saborear as crônicas que tanto apecio.
Vem à memória um e:mail recebido que falava da preferência da nossa governante sobre como gostaria de ser chamada: "presidente" ou "presidenta".
O querido cronista JoãoU.Ribeiro faz comentários sobre a língua portuguesa e o "mau uso" que se faz de certas expressões.
Estou rindo e gosto mto da maneira como ele trata do assunto.
A certa altura de sua crônica ele fala jocosamente sobre a aplicação do feminino,inadequadamente, em várias situações, e alerta sobre o cuidado que devemos ter com a sobrevivência da língua como um instrumento de comunicação.
Termina a crônica dizendo que ela "pode preferir ser presidenta, mas quando mencionada na condição de "governante" ele duvida que ela queira ser designada pela forma feminina da palavra". Ah! João Ubaldo, só vc mesmo!
Férias... sol, mar, falésias, horizontes, paisagens magníficas, conhecer pessoas, tudo mto gratificante e enriquecedor, mas... estar de volta ao studio, às atividades que tanto amo ...é tudo de bom!!!
Alegria, alegria, que bom voltar!
Bjoss, Deuna
Inacreditável, eu não me reconheci...
ResponderExcluirPois é, às vezes acontecem umas "coisas" em nossa vida inacreditáveis...
Eu vi uma foto minha de 5 anos atrás e não me reconheci, parece piada, mas não é.
Eu vi uma foto de amigas da aula de dança e lembrei de todas menos de uma : "eu mesma"!?, será que é para rir ou para chorar?
Fiquei pensando: meu Deus como eu mudei, como não sou mais aquela pessoa, "graças a Deus"!
A vida traz oportunidades maravilhosas para todos nós e eu pude comprovar através dessa foto.
Sou grata ao universo que me proporcionou essa mudança incrível não só na minha aparência, mas no meu "eu" interior ampliando meus horizontes e me ensinando como tudo pode sempre se renovar, basta acreditar.
Graças à dança, graças às aulas no studio, graças ao querido professor Marcelo, graças às amigas queridas, enfim, graças a mim mesma que tive a coragem de buscar e não me amedrontar, não desanimar diante das dificuldades, hoje estou aqui mais confiante, mais feliz, mais realizada, mais completa!!
"Gracias a la vida..."
Bjos a todos os queridos da minha vida... que são tantos ...
Bjos, Deuna
FELICIDADE E PAZ INTERIOR SÃO A MESMA COISA?
ResponderExcluirFelicidade depende de circunstâncias que são consideradas positivas e PAZ INTERIOR não precisa delas.
NÓS PODEMOS SÓ ATRAIR COISAS POSITIVAS PARA NOSSA VIDA?
O que é positivo e o que é negativo?
Passamos por fracassos,alegrias, boas realizações, perdas, limitações e assim classificamos: o que é bom e o que é mal.
O aprendizado que adquirimos é que tudo isso ajuda a desfazer as imagens falsas que carregamos de nós mesmos, desejos, objetivos superficiais ditados pelo ego. Realmente todas essas experiências nos ajudam a ser pessoas mais reais. Ver e sentir o que há de real ou irreal numa situação.
Sempre que acontece uma coisa negativa temos ali uma lição embutida que não se percebe na hora.
De uma perspectiva mais elevada todos os acontecimentos são sempre positivos, isto é são do jeito que são. Quando aceitamos as coisas como são, o "bem e o mal" deixam de existir em nossas vidas. Para a mente existe o bem e o mal, o igual e o diferente, o amor e o ódio.
Podemos ter "paz", mesmo nas situações mais difíceis, perceber uma profunda serenidade por baixo da "tristeza", uma calma, uma presença sagrada.
"Aceite o que quer que venha para vc nas tramas do destino, pois o que se ajustaria mais adequadamente às suas necessidades?"
Marco Aurélio
Reflexões, ensinamentos e viver a vida em toda a sua plenitude é o objetivo de todos nós!
Bjo, deuna
Reflexão para um final de ano
ResponderExcluir"Rencontro com Deus"
(Por Adélio Neves)
Deus, passei tanto tempo te procurando, não sabia onde estavas.
Olhava para o infinito, não te via e pensava comigo mesmo: "será que Tu existes?"
Não me contentava na busca e prosseguia.
Tentava te encontrar nas religiões e nos templos,
Tu também não estavas.
Te busquei através dos sacerdotes e pastores,
Também não te encontrei.
Senti-me só, vazio, desesperado e descri.
E na descrença tropecei.
E no tropeço, caí.
E na queda, senti-me fraco.
Fraco, procurei socorro.
No socorro encontrei amigos;
Nos amigos encontrei carinho;
No carinho, vi nascer o amor.
Com amor, vi um mundo novo.
E no mundo novo resolvi viver.
O que recebi, resolvi doar.
Doando alguma coisa, muito recebi.
E recebendo, senti-me feliz.
E ao ser feliz, encontrei a paz.
E tendo paz foi que enxerguei
Que dentro de mim é que Tu estavas,
Foi em mim que, sem procurar,
Eu Te encontrei...
Neste final de ano qdo as emoções estão mais à flor da pele e qdo às vezes surgem muitas indagações em nossa mente é de suma importância termos algumas certezas em nossa vida para continuarmos a caminhada com esperança, força, coragem. Alguns questionamentos vêm à nossa mente: o que somos? o que estamos fazendo? o que nos espera? Onde está Deus? Encontramos pensamentos filosóficos, inspirados por puro "amor" à vida no reconhecimento dessa "energia" que nos dá a vida e nos faz pensar...
Lemos Eurípedes Barsanulfo e nos encantamos com a sua inspiração e para terminar:
"Deus! Reconheço-vos eu, Senhor, na formação das nebulosas, na origem dos mundo, na gênese dos sóis, no berço das Humanidades, na maravilha, no esplendor, no sublime infinito!
Deus! Reconheço-vos eu, Senhor com Jesus qdo ora: "Pai nosso que estais nos Céus..." ou com anjos qdo cantam "Glória a Deus nas alturas..."
Aleluia!!
Bom final de ano a todos os meus queridos amigos do studio koboltz e um bjo grande em cada coração.
Deuna
Para refletir nesta terça feira, 23 horas, noite quente, finalmente o calor gostoso do verão deste 2012 e eu acabei de ler uma página do livro "O problema do ser do destino e da dor" de Leon Dennis e tive um impulso de compartilhar com os amigos deste blog essa leitura tão interessante.
ResponderExcluirXVIII Justiça e responsabilidade
A lei dos renascimentos, rege a vida universal. Com alguma atenção, poderíamos ler em toda a Natureza, como num livro, o mistério da morte e da ressurreição.
As estações sucedem-se no seu ritmo imponente. O inverno é o sono das coisas; a primavera é o acordar; o dia alterna com a noite; ao descanso segue-se atividade; o Espírito ascende às regiões superiores para tornar a descer e continuar com forças novas a tarefa interrompida.
As transformações da planta e do animal não são menos significtivas. A planta morre para renascer, cada vez que volta a seiva; tudo murcha para reflorir. A larva, a crisálida e a borboleta são outros tantos exemplos que reproduzem, com mais ou menos fidelidade, as fases alternadas da vida imortal.
........................
O homem, como todas as coisas, está sujeito à lei eterna. Tudo o que tem vivido reviverá em outras formas para evoluir e aperfeiçoar-se.
A Natureza não nos dá a morte senão para dar-nos a vida.
.............................
A sucessão das existências apresenta-se-nos, pois como uma obra de capitalização e aperfeiçoamento.
.....................................
Assim, o ser psiquico, em todas as suas fases de sua ascensão, encontra-se tal qual a si mesmo se fez. Nenhuma aspiração nobre é estéril, nenhum sacrifício baldado. E na obra imensa todos são colaboradores, desde a alma mais obscura até o genio mais radioso.
Uma cadeia sem fim liga todos os seres na majestosa unidade do Cosmo.
É uma efusão de luz e amor.............
.................................
Construir o próprio "eu", sua individualidade através de milhares de vidas, passadas em centenares de mundos e sob a direção de nossos irmãos mais velhos, de nossos amigos do Espaço, escalar caminhos do Céu, arrojarmo-nos cada vez mais para cima, abrir um campo de ação cada vez mais largo, tornarmo-nos um dos atores do drama divino, um dos agentes de Deus na Obra Eterna; trabalhar para o Universo, como o Universo trabalha para nós, tal é o segredo do destino!
.....................................
Depois que atingiu as alturas supremas, o Espírito diz, às vezes, de si para si: "Sou livre; quebrei para sempre os ferros que me acorrentavam aos mundos materiais. Conquistei a ciência, a energia, o amor. Mas, o que granjeei, quero repartí-lo com meus irmãos, os homens, e,para isso irei de novo viver entre eles, irei oferecer-lhes o que de melhor há em mim, retomarei um corpo de carne, descerei outra vez junto daqueles que penam, que sofrem, que ignoram, para os ajudar, consolar, esclarecer."
E, então, temos Lao-Tsé, Buda, Sócrates, Cristo, numa palavra, todas as grandes almas que têm dado sua vida pela Humanidade!
Como sempre, Leon Dennis nos encanta com sua palavra iluminada, verdadeira, esclarecedora que é um refrigério para os nossos corações tão necessitados de renovadas esperanças, confirmações de tudo o que já aprendemos, mas é tão bom ler, ouvir e repetir mais uma vez, mais uma vez...
Boa noite aos meus queridos amigos do blog, que esta leitura embora longa possa servir de alento, de renovação de idéias, de renovaççao de forças.
Beijos,
Deuna
Pensamento e Saúde
ResponderExcluirJá faz algum tempo em minhas aulas de Yoga eu ouvia sempre: "nós somos o que pensamos, cuidado com o que pensam".
O Marcelo na última aula de fit-ball levantou esse questionamento sobre a "nossa higiene mental", pois cuidamos sempre da higiene de nosso corpo físico, mas às vezes nos descuidamos dessa higiene mental tão necessária no dia a dia.
Neste livro é abordado este assunto:
"Evolução em busca do equilíbrio" Júlio Goelzer (Esp. Séphorus)
"Cada ser inteligente apresenta um campo eletromagnético à sua volta, criado pelo seu próprio pensamento, é a psicosfera do ser. Este campo é formado por ondas de vibrações diferentes e compatíveis com cada um, de acordo com as energias e sentimentos oriundos do pensamento.
O homem encarnado não tem o seu pensamento seguro. Isso faz com que sofra inúmeras influências, e deixe oportunidades inclusive para a invasão mental de outras formas inteligentes. O pensamento reto, objetivo e consciente não deixa brechas para influências externas.
O pensamento envolve o seu criador em uma psicofera com energias em várias frequências vibratórias.
Quando emitimos um pensamento para alguém, este vai ao seu destinatário, mas parte fica no campo energético do emissor e altera a sua frequência, que passa a atrair outras compatíveis com a nova vibração. Por ex. estou emitindo pensamentos de raiva por alguém, emito ondas em uma frequência de raiva até ele pela força do meu pensamento, no entanto, ele só receberá se for devedor do motivo, se sua frequência estiver na mesma frequência baixa em que eu estou mandando esta onda. Caso ele não esteja nesta frequência, a onda voltará em intensidade maior, já que acumulou sentimentos de ida e volta pelo caminho. Através da espiritualidade sabemos que poderemos ser vistos e percebidos por aqueles que estiverem na mesma sintonia e podereremos ser alvo de influências mórbidas.
Os pensamentos negativos de egoísmo, vaidade, cobiça, ódio, ciúme, mentira e outros criam uma psicofesra com energias densas, como nuvens de fumaça, ou avermelhadas. Em resposta à Lei da harmonia espiritual, essas energias devem ser expurgadas da sutileza dos corpos espirituais para serem queimadas pelo corpo físico denso criando zonas mórbidas no campo orgânico, são as doenças físicas.
Dessa forma, percebemos que as doenças são reflexos de espíritos doentios, e seus corpos físicos são os meios que o espírito tem para se livrar dessas energias densas, simplesmente despejando neles o fruto de seus pensamentos e ações perturbadas.
A doença está no espírito, o seu reflexo está no corpo físico.
Podemos assim mudar o nosso pensamento a respeito da doença.
Somos espíritos eternos vivendo em corpos físicos temporários. Se nós somos ou estamos doentes é porque cultivamos isso pelos séculos de pensamentos egoístas, orgulhosos, vaidosos, julgando e condenando nossos irmãos de caminhada, além de submetê-los a torturas e humilhações infindáveis.
Sofremos com o pesar da doença por não querermos aceitar a condição de sermos os únicos responsáveis pelo que passamos. E muitas vezes nossos hábitos são tão fortes que mesmo sabendo disso optamos por sofrer pelo corpo físico a ter de mudar atitudes.
Percebemos então que a saúde é:
1) produto do expurgo do carma conquistado por pensamentos e atos passados;
2)produto de pensamentos da vida atual, densos, perniciosos, verdadeiras toxinas eletromagnéticas altamente agressivas à rede bioelétrica de nossos corpos sutis;
3)fruto indevido do corpo físico, que também é da nossa responsabilidade e devemos zelar por ele.
"Apesar do cuidado, às vezes, erramos por ignorância."
Assim, o cuidado com a alimentação, os momentos de lazer digno e moral, o cultivo de bons pensamentos, a quitação das dívidas cármicas e os hábitos saudáveis de vida, baseados nas Leis Naturais, libertam os humanos das suas doenças."
Eu procurei resumir o capítulo do livro, sem que se perdesse a objetidade das informações que são obviamente esclarecedoras, claras.
Bjos,
Deuna
Visão diferente
ResponderExcluirEm algum momento de nossa vida surgem dúvidas sobre a nossa fé em Deus e então iniciamos questionamentos sobre a justiça divina.
A nossa maior dificuldade está em entender como o Criador pode ser justo e bom se há tanta injustiça e maldade no mundo.
Como pode permitir que crianças morram de fome?
Que ditadores oprimam populações imensas?
Que ricos mercadores explorem seus subordinados?
Que bandidos aterrorizem as pessoas?
Que torturadores façam tantas vítimas?
Onde está esse Senhor Supremo que não os socorre?
Que pai é esse que não zela e não evita tantas dores?
Se Deus existe, não está nem um pouco preocupado com seus filhos que lutam e choram no Mundo.
Nenhuma doutrina filosófica ou religiosa nos satisfará, se não considerarmos nossa condição de seres em evolução, transitando no planeta Terra.
Passamos por múltiplas experiências reencarnatórias. Colhemos em cada uma delas o que semeamos nas anteriores, crescendo espiritualmente, desenvolvendo potencialidades, rumo à angelitude, como pedra bruta submetida ao buril que a transformará em diamante.
A partir dessas noções começamos a entender que Deus semeou em nosso coração algo de sua grandeza - a justiça e a bondade, que devemos desenvolver por iniciativa própria, valorizando nossas aquisições.
Jamais seremos felizes, enquanto não o fizermos.
"O coração tem razões que a própria razão desconhece."
(Richard Simonetti)
Bjos, deuna
O acorde final
ResponderExcluirPoema: "O haver"
(Vinícius percebia que a noite estava chegando, tratava então de fazer um balanço, de tudo que se fez e disso, o que foi que sobrou?)
"Resta essa capacidade de ternura, essa intimidade perfeita com o silêncio..."
"Resta essa vontade de chorar diante da beleza, essa cólera cega em face da injustiça e do mal-entendido..."
"Resta essa faculdade incoercível de sonhar e essa pequenina luz indecifrável a que às vezes os poetas tomam por esperança..."
"Resta esse diálogo cotidiano com a morte/ esse fascínio pelo momento a vir, quando emocionada/ ela virá me abrir a porta como uma velha amante... sem saber que é a minha mais nova namorada."
O pôr do sol é belo porque suas cores são efêmeros, em poucos minutos não mais existirão.
A sonata é bela porque sua vida é curta, não dura mais que vinte minutos.
Até o beijo... Que amante suportaria um beijo que não terminasse nunca?
Não, eu não acredito que a vida biológica deva ser preservada a qualquer preço.
"Para todas as coisas há o momento certo. Existe o tempo de nascer e o tempo de morrer." (Eclesiastes 3.1-2)
A vida não é uma coisa biológica. A vida é uma entidade estética. Morta a possibilidade de sentir alegria diante do belo, morreu também a vida, tal como Deus no-la deu - ainda que a parafernália dos médicos continue a emitir seus bips e a produzir zigzags no vídeo.
A vida é como aquela peça. É preciso terminar.
A morte é o último acorde que diz está completo. Tudo o que completa deseja morrer.
Bjo, deuna
(Rubem Alves)
É tempo de examinar o seu,o meu, o nosso "ESQUEMA MENTAL"
ResponderExcluir" Você está feliz com ele? Você pode fazer escolhas e, assim que as fizer, você pode chamar o "PAI" para ajudá-lo a realizar as mudanças e esta ajuda certamente será dada a você - CONTANTO QUE VC NÃO DUVIDE DISSO.
É essencial que vc compreenda que nada deste esquema mental humano tem as suas origens na dimensão espiritual.
É completamente terreno e provavelmente cheio de idéias míticas, preconceitos, concepções errôneas, ressentimentos, lembranças ocultas e feridas passadas e métodos habituais para lidar com os altos e baixos da vida.
Seu esquema mental determina o seu mundo, seus relacionamentos, suas experiências, suas conquistas, seus fracassos, suas alegrias e suas tristezas. Ele é mesmo responsável pelas suas doenças e acidentes.
NADA ACONTECE POR ACASO. Tudo está tecido desde os fios internos de sua consciência pessoal - pensamentos, expectativas, crenças na vida, destino, Deus.
"VC VIVE EM UM MUNDO FEITO POR VC MESMO".
Vc carrega o seu esquema mental consigo por onde quer que vá. Não há por onde escapar, e, dia após dia, isto continuará a criar para vc o tipo de existência que vc já experimentou em seu passado.
ORAÇÃO - A oração sincera atrai o "Pai Consciência Criativa" para nossa mente silenciosa e secretamente, limpa a consciência humana de tudo aquilo que a pessoa que busca não sente mais como confortável.
Isto é, necessariamente, um processo mto gradual de limpeza e desenvolvimento interior. Lembre-se de que a oração e a meditação focadas inteiramente no seu Criador trarão a vc novas forças e iluminação, as quais mudarão seus sentimentos e seu ambiente.
Qdo estiver orando, nunca ponha o foco nos seus problemas - sempre peça pela solução correta. Deixe que o Criador traga até vc a solução certa, que a sua mente humana é incapaz de elaborar. Nunca diga ao Criador o qto vc está doente. Concentre-se no PODER que vc está recebendo imediatamente em sua condição, agradeça pelo rápido restabelecimento e ACREDITE nisso.
Qdo vc "AGRADECE", está aceitando, reconhecendo, acreditando e impregnando em sua própria consciência a percepção de que sua prece agora descansa com o "Pai Consciência Amorosa" e está sendo "processada" para a visível manifestação no devido tempo e na hora certa. Após a oração não diga como vc se sente mal ou como está terrível a situação pessoal ou nacional. Se vc já pediu ao PAI CRIADOR para resolver os seus problemas financeiros ou de saúde, não seria um insulto a ELE continuar levantando condições negativas passadas? Assim vc desfaz o trabalho em que o PAI CRIADOR está engajado.
Há milhares de pessoas, hoje confiando consistentemente no Pai Criador Universal para satisfazer cada necessidade e testemunhando as múltiplas bênçãos em suas vidas.
Abandone seus temores, não o beneficiam. Volte-se para o "PAI CRIADOR" - que é FONTE DO SEU SER, concepção, crescimento, desenvolvimento, nutrição, regeneração, cura, satisfação de todas as suas necessidades.
Perceba que todo este maravilhoso trabalho é construtivo, intencional e ordenado. Vc tem verdadeiramente uma "MENTE MESTRA" sustentando vc, e suas condições de vida.
CONFIE NELA. Não permita que sua forma de pensar estrague a Operação Criativa Divina!
Qdo estivermos em perfeita consonância e harmonia com o PAI AMOROSO - então seremos divinamente protegidos e nos tornaremos um canal de intenção criativa, crescimento, nutrição e alimentação, proteção, cura, regeneração, satifação das necessidades, lei e ordem."
"Assim seja".
Cartas de Cristo - A Consciência Crística Manifestada
Bjo, Deuna
O lugar onde mora a beleza - Rubem Alves
ResponderExcluir"Quando te vi amei-te já muito antes. Tornei a encontrar-te quando te achei." Essa é a mais bela declaração de amor que conheço, escrita pelo anjo Fernando Pessoa. Você já morava dentro de mim antes que nos encontrássemos. Nosso encontro não foi encontro, foi re-encontro...
Isso que o poeta diz para um homem ou uma mulher pode ser dito também para uma música: "Quando te ouvi, ouvi-te muito antes.
Tornei a ouvir-te quando te ouvi...
O que me comoveu, então, não foi a música de César Franck. Foi a sonata que estava adormecida dentro de mim e que a sonata de César Franck fez acordar.
Ao me comover com a beleza da música, eu me re-encontro com a minha própria beleza.
Por isso a música me traz felicidade"...
Quanta verdade está expressa nestas palavras de R.Alves.
Quantas vezes nos emocionamos ao ouvir alguma música que "aparentemente" desconhecíamos, mas que na realidade nos dá a sensação de já tê-la ouvido no fundo de nossa alma.
Assim também acontece com as pessoas que conhecemos e que parecem ser amigas de muito tempo. A sensação que surge em nossa alma é de que elas já estavam lá, guardadas no mais íntimo de nosso ser.
É o re-encontro de almas afins, almas queridas que o Universo conspirando a nosso favor coloca em nosso caminho, para torná-lo mais suave, mais doce.
Os poetas são anjos enviados pelo Criador para nos ajudar na renovação desse olhar que temos pela vida, nos mostrando que a "beleza" está em toda parte, em todas as pessoas e assim auxiliando a despertar a "nossa beleza" interior.
O místico Jacob Boehme disse que a única coisa que Deus faz é brincar.
Os homens perderam o Paraíso quando deixaram de ser crianças brincantes e se tornaram adultos trabalhantes...
As escolas existem para transformar as crianças que brincam em adultos que trabalham.
Viver a vida com leveza, olhar o mundo com os olhos de uma criança, enxergar a beleza em toda criação, será que é muito difícil?
Eu acredito que essa é a grande lição que podemos aprender com os poetas...
Tudo isso é para nossa reflexão...
Bjos, Deuna
Problema do mau-olhado - existe mesmo?
ResponderExcluirRecorrendo à Biblia de Jerusalém encontramos o seguinte texto:
"O mais delicado e mais terno dos teus olhará com maus olhos ao seu irmão, bem como à esposa de seu coração e aos filhos que lhe restem,"(Deuteronômio, 28:54)"
Podemos assim concluir que o mau olho às vezes não vem do maldoso, mas pode vir também do delicado, terno, talvez por ciúme,ou inveja incontrolável.
Sabemos que o amor é a gde força construtiva do Universo e que o ódio é o elemento desagregador, enquanto a vida é a única energia que circula por toda parte solidariamente e o pensamento é o veículo de tudo isso.
Alguns acreditam que o mau-olhado não passa de tola superstição popular.
A idéia do mau-olhado é antiga e está espalhada pelo mundo todo e assim temos vários nomes dados a ele como p.ex. na Roma Antiga, fascinatio, os gregos diziam byokagia, em inglês, evil eye, mauvais oeil, em françês, etc, etc...
É comum pessoas pagarem até altos preços por signos, talismãs, berloques e figuras cabalísticas em geral com a intenção de ficarem protegidas do mau-olhado. Os gregos e os romanos simplificavam bastando dar uma cusparada para um lado e pronto estavam livres do fascinatio ou de byokagia.
Sabemos que a proteção se encontra em cada um de nós, no nosso comportamento e não em uma peça de madeira, ou numa jóia ou qualquer bugiganga.
É do nosso conhecimento que forças mentais poderosas podem ser manipuladas pelo pensamento e pela vontade e existem pessoas cujos sentimentos desarmonizados podem, potenciados pela vontade consciente ou inconsciente, ocasionar distúrbios consideraveis em outras pessoas, animais, plantas.
Existem "sugadores" de energia, e também "doadores" de energia, ambos agem consciente ou inconscientemente.
O pensamento é a mais poderosa energia no universo e circula por um sistema perfeito de vasos comunicantes, através de toda a natureza. Segundo as intenções como é emitido, tanto pode construir como destruir. Dar vida, como retirá-la.
Esse é um fenômeno anímico, isto é uma atividade do espírito encarnado, mas pode tb contar com a colaboração ou envolvimento de entidades espirituais tanto secundando aquele que quer ajudar com pensamentos positivos de vitalidade e harmonia como aquele que deseja destruir.
Seria mto bom que todos soubessem que o amor tem uma resposta e desencadeia um mecanismo que tanto o leva ao seu alvo como traz de volta ao emissor a resposta correspondente.
Um dia todos nós vamos entender que não é inteligente ser mau.
E então, não haverá mau-olhado.
Reflexão, transformação é a nossa busca pela felicidade, pois quem é que não quer ser feliz?
Bj, deuna
(Diversidade dos Carismas - Hermínio C. Miranda)
A visão - "A morada da paz" R. Tagore
ResponderExcluirDia após dia, desde o início dos tempos, a luz renasce a cada manhã.
Os primeiros clarões da alvorada se infiltram nos jardins de flores, espalhando no coração dos botões recém-nascidos uma mensagem de esperança:"Vc ainda o ignora, mas logo suas pétalas se abrirão, seu perfume se difundirá e tb vc se revelará em toda a sua beleza."
A alvorada derrama igualmente, como benção, seu brilho dourado sobre os campos de trigo verdejantes e lhes murmura, outra e outra vez:
"Hoje, vcs talvez digam a si mesmos que suas hastes, de delicado verde, nas quais o vento brinca e que encantam os olhos, são tudo que sempre terão a oferecer. Contudo, um dia, de vcs brotarão frutos da vida que as anima, pesadas espigas carregadas de grãos."
Todavia, essa luz sempre nova não ilumina apenas os jardins, as florestas e os campos. A cada manhã, qdo entreabre para nós as cortinas do sono, ela fala com nossa alma. Ela é, tb para nós, portadora de esperança. Uma exortação, sempre a mesma, emana da luz:
"Veja! Uma vez ao menos, olhe e veja!" Na verdade, porém, nossas sensações visuais permanecem embrionárias: assim como o botão de rosa ainda fechado, somos fundamentalmente cegos. Nossos olhos, ainda não abertos criam obstáculos a uma autêntica percepção das coisas.
O universo que a luz da alvorada desvela não tem a estreiteza de nosso pequeno mundo pessoal, mto frequentemente limitado ao leito e ao quarto em que despertamos.
..........................................
Deste universo com potencialidades sem fim, procuramos retirar apenas um pouco de riqueza e de poder, ou certo renome entre os homens.
...........................................
........O dinheiro, o prazer ou a fama nos terão permitido fruir plenamente, sobre esta terra que é nossa maravilha que nos é permitido contemplar, enqto o dia nascente vem santificar nosso olhar?
A claridade do dia, que promete ao botão de flor, fechado em si mesmo, uma eclosão ainda inconcebível, acaricia nossos olhos com uma esperança tb irracional: "Existe um outro modo de ver - total, ilimitado - em gestação dentro de vc. Se, a cada manhã, estou aí novamente, é para que vc saiba que um dia ele desabrochará plenamente."
Eis por que a luz, a cada manhã, vem explusar de nossos olhos o torpor de sono, procurando nos infundir um poder de clara e pura visão:
"Saiba olhar como o lótus plenamente desaborchado olha o sol." diz ela. Contudo, a Quem descobriremos então? Aquele que se manifesta ao que medita, qdo este se volta para o interior de si mesmo? Não. Aquele que percebemos com os olhos plenamente abertos: ele, a morada das miríades de formas, de onde elas jorram em onda ininterrupta, desde a origem dos tempos.
....................
....Qdo, em seu jogo que renasce sem cessar, pudermos discernir a magnificência do Sem-Forma, nossos olhos poderão se abrir, por fim, ao Sol deste mundo. Então se realizará a sacralização da luz do dia.
Então nos prostaremos diante de todas as coisas; diante dos animais e das plantas nosso sentimento de superioridade se desvanecerá e
poderemos,com toda sinceridade repetir estas palaras dos Upanixades: "Eu me inclino diante daquele que anima o universo inteiro, tanto o menor fiapo de relva como a mais grandiosa das árvores."
"A cada manhã, a luz do dia - luz de fonte divina - vem nos tirar do sono, pondo fim, em um instante, ao torpor de uma noite inteira."
"Oh! Desperta! Sê consciente!"
bjo, deuna
Querer, Saber, Amar!
ResponderExcluirTodo poder da alma resume-se nessas três palavras.
Querer, isto é, fazer convergir toda a atividade, toda a energia, para o alvo que se tem de atingir, desenvolver a vontade e aprender a dirigi-la.
Saber, porque sem o estudo profundo, sem o conhecimento das coisas e das leis, o pensamento e a vontade podem transviar-se no meio das forças que procuram conquistar e dos elementos a que aspiram governar.
Acima, porém, de tudo, é preciso amar, porque sem o amor, a vontade e a ciência seriam incompletas e mtas vezes estéreis.
O amor ilumina-as, fecunda-as, centuplica-lhes os recursos.
Não se trata aqui do amor que contempla sem agir, mas do que se aplica a espalhar o bem e a verdade pelo mundo.
A vida terrestre é um conflito entre as forças do mal e as do bem.
O dever de toda alma viril é tomar parte no combate, trazer-lhe todos os seus meios de ação, lutar pelos outros, por todos aqueles que se agitam ainda na via escura.
Amemos, pois com todo o poder do nosso coração; amemos até ao sacrifício, como Joana D'Arc amou a França, como o Cristo amou a Humanidade, e todos aqueles que nos rodeiam receberão nossa influência, sentir-se-ão nascer para nova vida.
São necessários à sabedoria e à ciência longos esforços, lenta e dificultosa ascensão para conduzir-nos às altas regiões do pensamento.
O amor e o sacrifício lá chegam de um só pulo, com um único bater de asas. E nessa impulsão conquistam a paciência, a coragem, a benevolência, todas as virtudes fortes e suaves.
O amor depura a inteligência, põe à larga o coração e é pela soma de amor acumulada em nós que podemos avaliar o caminho que temos andado para Deus.
O amor, princípio da vida universal, proporciona à alma, em suas manifestações mais elevadas e puras, a intensidade de radiação que aquece e vivifica tudo em roda de si; é por ele que se sente estreitamente ligada ao Poder Divino, foco ardente de toda vida, de todo amor.
Leon denis - O problema do ser, do destino, e da dor.
Tema para reflexão e aplicação na nossa vida!!
Bjo, Deuna